Acessibilidade

Tamanho do texto

Na parte superior central de cada página do Portal, há dois ícones que, ao serem acionados, permitem mostrar o texto em tamanho aumentado (ícone “+A”) ou retornar ao tamanho original (ícone “A”).

Entretanto, nos navegadores mais modernos, geralmente existe uma ferramenta de zoom (ampliação ou redução), que é um método mais eficaz, rápido e agradável de obter textos e imagens no tamanho desejado.

Para usar o zoom no Microsoft Windows ou no Linux:

  • pressione a tecla CTRL e digite a tecla + (mais) para aumentar
  • pressione a tecla CTRL e digite a tecla – (menos) para diminuir
  • pressione a tecla CTRL e digite a tecla 0 (zero) para restaurar o tamanho original da página

Para usar o zoom no Mac OS:

  • pressione a tecla COMMAND e digite a tecla + (mais) para aumentar
  • pressione a tecla COMMAND e digite a tecla – (menos) para diminuir
  • pressione a tecla COMMAND e digite a tecla 0 (zero) para restaurar o tamanho original da página
Ferramentas úteis nos navegadores

Alguns navegadores oferecem ferramentas acessórias (chamadas de extensões ou complementos) para potencializar seu uso. Muitas delas visam a aprimorar a acessibilidade. Aqui vai uma lista de ferramentas que podem ser obtidas para melhorar a sua experiência, com detalhes de onde obtê-las e como instalá-las. As instruções para configuração de algumas dessas ferramentas estão em inglês.

Usando o Google Chrome:

  • Para efeito de aumento e diminuição do texto, entre na página da ferramenta Zoom e clique nos botões “GRATUITO” e, em seguida, “Adicionar”. O ícone da ferramenta Zoom aparecerá na barra de ferramentas do navegador. Para fazer a configuração desejada, clique no ícone do menu do Google Chrome, localizado no canto superior direito da tela, entre em Ferramentas, Extensões, Zoom e Opções.
  • Para efeito de alto contraste, entre na página da ferramenta High Contrast e clique nos botões “GRATUITO” e, em seguida, “Adicionar”. O ícone da ferramenta High Contrast aparecerá na barra de ferramentas do navegador. Clique nesse ícone para fazer a configuração desejada.
  • Para transformar em áudio um texto selecionado, entre na página da ferramenta SpeakIt e clique nos botões “GRATUITO” e, em seguida, “Adicionar”. O ícone da ferramenta SpeakIt (um alto-falante) aparecerá na barra de ferramentas do navegador, e uma janela de configurações irá se abrir para que você faça os ajustes desejados.
  • Para usar um teclado virtual, entre na página das Ferramentas de Entrada do Google e clique nos botões “GRATUITO” e, em seguida, “Adicionar”. O ícone das Ferramentas de Entrada do Google aparecerá na barra de ferramentas do navegador e um menu estará disponível para que você faça os ajustes de configuração desejados em “Opções de extensão”.
  • Para navegar por gestos do mouse, entre na página da ferramenta CrxMouse e clique nos botões “GRATUITO” e, em seguida, “Adicionar”. Uma tela de configurações irá se abrir para que você faça os ajustes desejados.

Usando o Mozilla Firefox:

  • Para efeito de aumento e diminuição do texto, entre na página da ferramenta Zoom Page, clique nos botões “Adicionar ao Firefox” e, em seguida, “Instalar agora”. O ícone da ferramenta Zoom Page aparecerá na barra de ferramentas do navegador.
  • Para modificar as cores usadas nas páginas, inclusive para efeito de alto contraste, entre na página da ferramenta Colorific e clique nos botões “Adicionar ao Firefox” e, em seguida, “Instalar agora”. O ícone da ferramenta Colorific aparecerá na barra de ferramentas do navegador. Clique nesse ícone para fazer a configuração desejada.
  • Para usar um teclado virtual, entre na página da ferramenta FxKeyboard e clique nos botões “Ir para download”, “Adicionar ao Firefox” e, em seguida, “Instalar agora”. O teclado virtual será mostrado ao abrir uma nova aba.
  • Para navegar por gestos do mouse, entre na página da ferramenta FireGestures e clique nos botões “Adicionar ao Firefox” e, em seguida, “Instalar agora”. Para fazer a configuração desejada, entre no menu do navegador e selecione Ferramentas, Complementos, FireGestures e Opções.
Cuidados necessários ao adotar as ferramentas úteis

Algumas dessas ferramentas podem acessar suas informações pessoais e utilizá-las indevidamente, expondo você a riscos (como o de ser “rastreado”, por exemplo). Por isso, leia atentamente cada uma das permissões solicitadas pela ferramenta antes de se decidir pela instalação. A Câmara dos Deputados não se responsabiliza por eventuais problemas decorrentes desse procedimento.

Leitores de tela

Os leitores de tela são programas de computador projetados para serem utilizados por pessoas com deficiência visual. Eles capturam a informação apresentada na tela e a transformam em uma resposta falada (áudio) utilizando um sintetizador de voz. A navegação é feita com um teclado comum, na maioria das vezes sem a necessidade de mouse ou de monitor. O áudio é emitido por meio da placa de som do computador. Podem ser de uso público (gratuitos) ou comercializados (pagos). A seguir, listamos alguns desses leitores de tela.

Leitores de tela gratuitos:

  • DOSVOX
    Desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o DOSVOX não é apenas um leitor de telas e sim um sistema operacional completo rodando em ambiente Windows. Grande parte das mensagens sonoras emitidas pelo DOSVOX é feita em voz humana gravada. Isso significa que ele é um sistema com baixo índice de estresse para o usuário, mesmo com uso prolongado. Possui editor de texto, jogos de caráter didático e lúdico, programas para ajudar na educação de crianças com deficiência visual, entre outras funcionalidades. Para baixar, acesse a página do Projeto DOSVOX.
  • NVDA
    Desenvolvido pela organização sem fins lucrativos NV Access, é um programa de leitura de tela gratuito e de código aberto. Um diferencial do NVDA (NonVisual Desktop Access) é o fato de não precisar ser instalado no sistema, podendo ser levado em um pendrive, CD ou qualquer outro dispositivo removível. Para baixar, acesse a página de download do NVDA.
  • Orca
    Software de código aberto desenvolvido para o sistema operacional Linux. Além de leitor de tela, é também um ampliador de tela, possibilitando a utilização de apenas um programa para tornar o sistema acessível. Para obter informações sobre como baixar e instalar, acesse a página do Orca.
  • VoiceOver
    Aplicativo de leitura de tela que vem integrado ao sistema operacional dos computadores da Apple (Mac OS X). Para saber mais, acesse a página do VoiceOver.

Leitores de tela comercializados no Brasil:

  • JAWS
    O JAWS (Job Acess With Speech) é um programa de leitura de tela desenvolvido pela empresa norte-americana Freedom Scientific para plataforma Windows. Para saber mais, acesse a página do JAWS para Windows.
  • Virtual Vision
    Programa de leitura de tela desenvolvido pela empresa brasileira MicroPower para ambiente Windows. Para saber mais, acesse a página do Virtual Vision.
Mouse controlado por movimentos da cabeça

Alguns programas permitem que o ponteiro do mouse seja controlado por meio de movimentos da cabeça.

  • eViaCam
    Software de código aberto disponível para os sistemas operacionais Windows e Linux. O clique do mouse é acionado fixando-se por alguns segundos o ponteiro do mouse na região desejada da tela. Faça o download acessando a página do eViaCam.
  • HeadMouse
    Software gratuito desenvolvido pela Escola Politécnica Superior da Universidade de Lleida, na Espanha. é possível configurar diferentes movimentos para o clique do mouse. Faça o download acessando a página do Grupo de Investigação em Robótica da Universidade de Lleida.
Facilidades dos sistemas operacionais

Além das ferramentas úteis oferecidas pelos navegadores, os sistemas operacionais também contam com recursos próprios que podem facilitar seu uso, tornando-os mais acessíveis. A seguir, há uma lista de links para páginas que orientam quanto à utilização desses recursos. Algumas destas páginas são dos próprios fornecedores dos sistemas, outras são de terceiros.