Tecnologia social barraginhas

Idealizada pela EMBRAPA de Sete Lagoas, consiste na construção de Mini-Barramentos dispersos nas pastagens e lavouras das propriedades, para captação de água das chuvas em Baciões de 16m de diâmetro por 2,0m de profundidade escavados em terraços suscetíveis a processos erosivos. Com o Barramento da água ocorre o umedecimento da área e aumentando o nível do Lençol Freático, favorecendo o desenvolvimento da Agricultura Familiar e diminuindo os danos ambientais (erosões, enxurradas e assoreamentos). A iniciativa, orientada pela EMATER, conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Poté, através da Secretaria de Agricultura, fornecendo toda a infraestrutura, com máquinas e mão de obra, para a execução dos Barramentos-Pilotos, com a perspectiva de continuidade do projeto que beneficiará as zona rural do município.